Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MANGÁ QUE ADORO - 2


Olá povo.

Finalmente apareci para tirar as teias de aranhas por aqui.
vixi...... quanto tempo.

Enfim, como minhas faculdades mentais não estava nas melhores esses dias..... eu fiquei um tempo sem postar na fic, page, twitter e afins.... er..... mas de vagar estou voltando.

Bom hoje eu vim aqui falar de mais um manga que adoro. Foi minha entrada no mundo otaku, eu devo TUDO a esse manga.... –q?
Não.... é verdade isso.

Estou falando de:

- FRUITS BASKET – Shoujo e mistério.

Muitos de vocês.... com certeza já ouviram falar, leram e até já viram o anime dele (que diga-se de passagem não é muito bom ¬¬’)

Então ta! Vamos ao breve resumo feito por mim, com alguns comentários meus  <3 ~


Esse manga conta a História de Tohru Honda. (não vou citar o anime..... pq realmente não gostei dele.)
Uma garota que descobre, de maneira nada convencional, os segredos da tradicional Família Sohma.Uma família amaldiçoada pelos 12+1 signos chineses.
A trama se desenvolve com a descoberta desse segredo e como a protagonista, que antes achava legal a historia, percebe que na realidade a maldição é muito mais perigosa e sofrida do que se imagina, fazendo com que ela tome decisões que mais tarde pode fazer com que se arrependa amargamente.

Bom eu, em particular, adorei o enredo, durante os capítulos a história vai se desenvolvendo e evoluindo de uma forma muito natural, quando você percebe o drama já esta tão enrolando que não consegue mais parar de ler.
O tema da Maldição em si, não é tão complicado de entender e nem tão medonho como imaginamos, no decorrer da história o que passa a ser triste e doloroso para os personagens são o drama familiar que envolve toda a família.

Por exemplo os amaldiçoados que ao mesmo tempo são amados e respeitados também são odiados e desprezados. Alguns são abandonados pelos pais, que não conseguem lidar com a frustração de gerar filhos amaldiçoados, outros sofrem violência nas mão do patriarca que é psicologicamente perturbado por representar algo que nem mesmo ele entende direito.

Enfim, o que era pra ser somente mais uma história de amor e ilusão, presente em qualquer shojo, se tornam em um drama complicado e triste, cheio de obstáculos e reviravoltas que somente o amadurecimento de cada personagem será capaz de resolver.

A história realmente me surpreendeu, não digo que do inicio, pois logo nos primeiros volumes eu fiquei com a sensação que seria mais um shoujo bonitinho, mas logo acabou se tornando uma história emocionante.


Personagens:


Tohru Honda


(menina fofa)

Perdeu o pai na morte, quando ainda era criança e agora, muito anos depois, sua mãe sofre um grave acidente e vem a falecer.
Ela se vê sozinha no mundo, tendo que morar com parentes que não se dá muito bem, e com o peso de que esta sempre incomodando.
Mas isso passa a mudar quando ela passa a morar em uma barraca.......... sim..... uma barraca. Devido a reforma na casa de seus parentes, ela mente dizendo que iria para a casa de suas amigas até tudo ficar pronto, mas não querendo atrapalhá-las resolve ficar em uma barraca dentro de uma floresta.
(daí já da pra perceber que Tohru não é muito inteligente NE......... mas enfim)
Sem ela saber, o local onde esta acampada pertence a tradicional família Souma, que quando alguns membros descobrem que ela esta lá, decide ajudá-la oferecendo um teto para sua cabeça em troca de serviços na casa.
Bom.... com o passar do tempo, Tohru descobre que a família Souma esconde um terrível segredo e com o seu envolvimento esse mundo dos Souma esta prestes a sofrer uma terrível mudança.

Minha primeiras impressões da Tohru foi: cara que menina sonsa.
E com o passar do tempo essa impressão só cresceu, ela é realmente muito sonsa.
Mas é claro que isso muda e muito, você percebe que apesar do jeito inocente dela, na verdade ela é uma garota muito forte, a quantidade de sofrimento que ela passou e o fato de estar sozinha no mundo, sem deixar que isso a desmotive de fato é surpreendente.
Tohru acaba, mesmo que sem querer, se tornando a válvula de escape de toda a família Souma, que passa a enxergá-la de diversas maneiras, como mãe, irmã, amiga fiel, e até namorada (mas isso é beeeemmmmmmm no final.) e ela apesar de carregar um segredo também, que mais tarde mostra que toda a felicidade dela na verdade não passava de fachada para um sentimento auto-destrutivo e depressivo que ela carrega, toma para si a responsabilidade de suprir todas as necessidades emocionais dos amaldiçoados.
Claro que isso, não seria bem aceito por todos.


Kyo Souma


(nessa imagem ele ta bem grandinho =^.^=)

Kyo é o Gato dos 12+1 signos.
Sim..... eu sei que a maioria vai falar que não existe gato nos 12 signos chineses, mas se você reparar bem eu coloquei 12+1 por um motivo.

E esse motivo é o Kyo.

Na verdade, à uma história complicada que envolve a existência do gato, onde no manga é bem explicado e ..... tipo...... bem ..... em fim LEIA.
A personalidade do Kyo é.. digamos bem tensa. Ele é um garoto acuado, encrenqueiro, esbaforido, sem noção, inconseqüente, bondoso, inocente, sincero, meigo e acanhado.
Sim..... exato, ele é complicado. Na verdade de cara eu já tinha gostado do Kyo, ele é o tipo de personagem que me identifico de cara.
Kyo é de longe um dos que mais sofreram dentro dos 13 signos.
Na verdade...... não tem como mensurar o sofrimento de todos eles, tipo.... cada um teve sua imensa carga para carregar, mas Kyo foi o que teve, na minha opinião, a carga mais tensa.
Começando pelo fato de ele ser odiado e desprezado por TODOS os membros dos 12+1.
Não que eles o tratem mal, alguns realmente o tratam mal, mas nem todos. Na realidade o desprezo faz parte da maldição e algo tão arraigado que nenhum deles, nem mesmo kyo tem escolha. É como se o signo do gato fosse a maldição da maldição.
E também tem o fato do suicídio da própria mãe, que claro, todos o culpam pelo fato, incluindo seu pai que o abandonou por este fato. Agora..... imagine um monte de gente dizendo que você matou a própria mãe... é..... da para imaginar o por que de ele ser um tanto rebelde NE.
Kyo foi adotado por Kazuma, um mestre em artes marciais.
Uma particularidade é que Kazuma é neto do antigo amaldiçoado do gato, o que faz que ele seja a pessoa que mais entenda Kyo.
A sim, um fato importante, KYO ODEIA O RATO dos 12+1 signos. E isso não é pelo fato do gato não gostar de rato. Isso tem uma historia muito mais complicada por traz.
Ele também tem um passado com a mãe de Tohru quando esta era viva, mas isso é algo que você vai ter que ler para descobrir.
Com o tempo ele acaba nutrindo um sentimento especial por Tohru mas se sente indigno disso.



Yuki Sohma


(ele ta mais machinho nessa imagem :3)

Yuki é o Rato.
Ele é um garoto doce, gentil, muito bonito, prestativo, inteligente etc.... o típico personagem perfeito de todo mangá shojo.
Mas.... em Fruits Basket nada é o que parece.
Na realidade, Yuki é um garoto muito tímido, que tem a personalidade extremamente baixa, medroso e incapaz de tomar decisões por vontade própria.
Ele é o alvo de ódio de Kyo, mas assim como o gato, nutre um ressentimento profundo dele o que faz o odiá-lo também, além do fato de ter a maldição pra piorar tudo também.
Yuki é de longe o mais deprimido dos signos, ele foi enclausurado em um quarto escuro, dentro da propriedade dos Sohma, durante anos pelo patriarca da família que alega ter ele como favorito (nos signos o rato é o mais honrado de todos os animais). Ele meio que foi vendido pelos próprios pais.
Dentro deste quarto sua sanidade mental foi testada a cada dia, com o  patriarca lhe dizendo que ele estando vivo ou não era indiferente ao mundo, que ele não era nada de mais, que os pais o venderem, que ele era inútil... etc... etc....
Isso tudo quando ainda era uma criança, ou seja........ depressão profundo e  vontade de suicídio.
Ele foi tirado de lá por Shigure Sohma e atualmente mora com ele.
Yuki também tem um passado na infância de Tohru, mas nem ele nem ela sabe disso no inicio.
Ele acaba nutrindo um sentimento confuso por Tohru também, mas ele não entende o sentimento e nem a gente................. pq NE........  mas no final é tudo explicado... hahaha ai ai.
Yuki tem um irmão mais velho chamado Ayame Sohma, com o qual não se da muito bem, apesar dos esforços de Ayame em mudar isso.
A sim, ele tem complexo, pois sua beleza o faz parecer uma garota. - - ‘



Shigure Sohma


(................................. sem comentários essa imagem..)

Shigure é o Cão.
O que dizer sobre este personagem? Bom....... resumindo, ele é calculista, misterioso e cheio de artimanhas, simplesmente não mede esforços em usar outros para atender suas expectativas além de ser um tanto pervertido, isso tudo atraz de uma máscara de sorrisos e simpatia, parafraseando uma frase dele mesmo “Eu sou o mais vil e dissimulado dos seres humanos ”.
Pode parecer que ele é uma pessoa ruim, mas não, na verdade ele é uma pessoa muito boa e não quer a infelicidade de ninguém.
Ele é o responsável por boa parte das nossas risadas no manga.
No inicio da historia você vê esse personagem como apenas mais um na história, mas ele tem grande influência nas decisões de uma pessoa muito importante na trama, assim como um relacionamento secreto com esta.
A meta de Shigure, como fica óbvia com o decorrer da historia, é salvar todo mundo mesmo que isso as vezes pareça egoísmo da sua parte.
Shigure é escritor e é o dono da casa onde moram KYO, YUKI e TOHRU, Seus melhores amigos são Hatori Sohma e Ayame Sohma, irmão de Yuki.


Kyoko Honda


(mamãe *-*)

Kyoko é a mãe de Tohru.
Uma mulher forte e independente que teve um passado negro.
Ela foi delinqüente durante muitos anos até conhecer Katsuya, pai de Tohru, que a fez mudar de vida.
Esse casamento não agradou ninguém e o relacionamento com sua família que já era complicado, parou de existir.
Depois da morte de Katsuya Kyoko entrou em depressão profunda e quase se matou, mas antes disso acontecer ela lembrou de Tohru o que salvou sua vida.
Ela passou anos sendo uma mão coruja, cuidou de sua filia com estremo carinho e cuidado até que um acidente de carro tirou sua vida deixando Tohru sozinha.

O interessante desse personagem é que, apesar de morta, ela esta presente em praticamente TODA a história.
Se não é por causa de Tohru que fala da mãe acada respiração que da, é por causa de outros fatores. Por exemplo, seu envolvimento com Kyo no passado, que com o passar  do manga faz com que Kyo pense muito nela, assim também como seu envolvimento com Yuki no passado também, mesmo que sem ela saber. Nas historias das amigas de Torhu, Kyouko também é muito presente.

O que me faz pensar, que na realidade, o que autora quis dizer durante toda série é que tudo que aconteceu com a personagem principal, boa ou ruim, foi graças a influência da mãe dela, que moldou sua personalidade e fez ela ser a garota especial que se tornou.

(sou fã de kyoko, na boa)


Arisa Uotani e Saki Hanajima


(Mulher delinqüente e Garota Psiônica )

Arisa Uotani é uma das melhores amigas de Tohru, ela era delinqüente quando mais jovem, mas lagou isso graças a Tohru e à sua mãe Kyoko, apesar de continuar com alguns trejeitos.
Arisa sempre cuida de Tohru, sua história também é contada no manga e é digna de lagrimas viu.....
Ao decorrer do manga ela se envolve com um cara muito misterioso. Que logo descobrimos ter um enorme segredo também.

Saki Hanajima é a outra melhor amiga de Tohru, ela tem um irmão chamado Megumi que é uma graça........ igualzinho a ela.....
Saki tem o dom de ler pensamentos de outras pessoas e as vezes até dos mortos, o que a afastava de outras pessoas e até de fazer amigos. Ao saber-mos da historia dela descobrimos como Tohru e Arisa ajudaram ela a lidar com esse dom e se tornando amigas.
Ela depois passa a dar uma certa dor de cabeça para os Sohma pelo fato de ela perceber “estranhas ondas” não humanas vinda deles.

Essas duas redem boas risadas no manga, mas também tem uma ótima história cada uma, a amizade com Torhu e mais tarde com alguns membros dos Sohma, ajuda a protagonista a tomar decisões importantes e a ultrapassar barreiras difíceis.
(adoro essas duas :3)



-

Bom esses são apenas alguns dos personagens que, eu julgo, ser os principais do manga.
Mas na verdade, eu mesmo reconheço, que cada personagem ou melhor cada membro dos 13 signos mais a Tohru são personagens principais da história.
O manga tem uma trama ótima, não é shoujo meloso e você é envolvido na história e no amadurecimento de cada personagem.

Esse é, sem duvida, o manga que mais gosto dentre todos que já li.

Bom... espero que vocês tenham curtido o texto enorme que escrevi.... aldaslkdalçskdça
O manga você pode ler AQUI    ou pode baxar o anime AQUI  (eu n incentivo a ver o anime).

Ou você pode comprar ele encadernado direto da JBC.

EU TENHO TODOS OS VOLUMES ENCIUMADAMENTE QUARDADOS :3


Bju a todos